Dicas essenciais de como fazer a organização imobiliária da maneira correta

09/03/2023min de leitura

Manter a organização de empresas e profissionais que atuam no mercado imobiliário não é nada fácil. Isso porque envolve números, dados, clientes, métricas, propriedades e uma infinidade de informações que podem acabar gerando sérias confusões. Com isso, adotar boas práticas de gestão para otimizar processos é uma medida imprescindível para quem deseja expandir o negócio e melhorar a performance, assim como os resultados da equipe. 


O lado positivo dessa situação é que ela não costuma ser definitiva. Com algumas mudanças estratégicas e ações pontuais, você pode otimizar seus processos e padronizar as atividades, principalmente se puder contar com uma boa solução no quesito tecnologia. No entanto, muitos gestores ainda têm diversas dúvidas sobre quais ações tomar e como de fato implementar essa organização, na prática. 


Para te ajudar a entender melhor o assunto nessa jornada, a Nova Época Imóveis listou nesse post algumas dicas que podem ser colocadas em prática de forma simples, assim, você pode fazer a organização de forma correta e ter uma melhor gestão imobiliária. Em caso de dúvidas entre em contato com um dos nossos corretores e para mais conteúdos como este não deixe de conferir nosso blog


Importância da organização na gestão imobiliária


Por conta do mercado imobiliário ser bastante sensível às mudanças econômicas, sua gestão precisa ser feita de maneira diferenciada, cuidadosa e organizada para minimizar os impactos e garantir bons resultados, mesmo em tempos de crise. Uma gestão imobiliária bem organizada é fundamental para manter a produtividade da equipe, além de reduzir custos, garantir a fidelização dos clientes e otimizar processos.


Porém, para que todos esses benefícios possam ser desfrutados, é preciso garantir a organização da gestão imobiliária, sendo importante criar um planejamento, traçar planos de ação e contar com novas tecnologias.


Dicas para organizar sua gestão imobiliária
 

Agora que sabemos da importância de ter uma gestão imobiliária organizada, vamos falar de como podemos colocar isso em prática. A seguir listamos algumas dicas importantes que vão fazer toda a diferença na gestão desse tipo de negócio. 


1. Procure formas de otimizar os processos


Otimizar resume-se em simplificar e tornar mais ágeis os processos mais burocráticos e, consequentemente, demorados. Esse tipo de processo é muito comum no mercado imobiliário e acaba tomando mais tempo do que deveria. Com isso, colaboradores e corretores ficam sobrecarregados, não conseguindo focar no que realmente importa, que é o atendimento aos clientes.


Nesse contexto, buscar ferramentas e simplificar processos pode ser a melhor forma de tornar a gestão imobiliária mais ágil e transparente, organizando demandas internas e desafogando profissionais sobrecarregados. 


2. Alinhe a equipe


Quando falamos em organização, é importante pensarmos na empresa como um todo, trabalhando sempre em prol de objetivos e metas em comum. Com isso, por mais que a imobiliária esteja dividida em setores e funções distintas, é importante alinhar os colaboradores em uma mesma cultura organizacional. 


Esse tipo de cuidado ajuda a minimizar conflitos e a melhorar o trabalho em equipe, tornando o negócio mais apto a alcançar resultados cada vez melhores. Porém, para isso, é fundamental ter uma liderança inspiradora e competente, que ajude a abrir espaço para o diálogo e mantenha uma cultura de feedbacks. 


3. Faça uma gestão horizontal


Apesar de bem tradicional, o modelo hierárquico de pirâmide, onde gestores e gerentes ficam acima dos outros colaboradores, acaba afastando pessoas e impactando uma boa conduta. Por conta disso, cada dia mais tem se falado sobre um modelo de gestão horizontal, que é uma visão muito mais produtiva por criar um ambiente cooperativo, com gestores, atendimento, financeiro e gerência atuando lado a lado.
Essa integração vai se mostrar muito benéfica e ajuda na concretização de metas, inclusive quando aplicado em imobiliárias. 


4. Mantenha o foco nos clientes


Sim, aumentar as vendas é essencial para qualquer empresa que procura crescimento, especialmente no ramo imobiliário. Por isso, é essencial que a gestão do negócio seja feita com foco nos clientes. Uma boa dica é investir em ações de marketing, focar nos atendimentos de excelência e melhorar os treinamentos de venda. 


Além de captar novos clientes, também é fundamental fidelizá-los e oferecer um pós-venda tão eficiente quanto o atendimento para que eles voltem a fazer negócios com você e recomendem seus serviços a parentes e amigos.


5. Invista nas tecnologias certas


A tecnologia é a maior aliada em muitos aspectos para uma empresa, especialmente quando falamos sobre organização de uma imobiliária. Já estão disponíveis diversas ferramentas que podem tornar a rotina dessas empresas mais descomplicada e ágil. Um bom sistema de gestão na nuvem, por exemplo, pode facilitar o acompanhamento financeiro e administrativo do negócio, ajudando a melhorar a gestão dos contratos e do fluxo de caixa, eliminando processos repetitivos e burocráticos.


Além disso, é possível ainda implementar modelos de assinatura eletrônica, que agilizam contratos e possibilitam que documentos sejam assinados em qualquer lugar, de maneira mais cômoda e prática. Outras ferramentas interessantes são aplicativos para vistorias, que te permitem agendar a vistoria, gerar laudos de entrada e saída e enviá-los de forma eletrônica. 


6. Adote um sistema de emissão de boletos


Outro grande desafio organizacional de uma imobiliária é relacionado ao envio de cobranças para os clientes. Elas podem ser muitas e, sem um sistema definido para resolver isso, é de se esperar que algumas possam ser esquecidas ou acabem não sendo enviadas no prazo. Por isso, um bom software de emissão de boletos pode ser a melhor solução.


Algumas ferramentas de gestão de qualidade já contam com essa funcionalidade, que pode ajudar a evitar muitos prejuízos e otimizar as atividades dentro da empresa. 


7. Centralize todos os contatos com clientes


Atualmente existem diversos pontos de contato diferentes possíveis para um interessado ou um cliente falar com você, como site, WhatsApp, e-mail e telefone. Com isso, é muito importante que toda a conversa com ele seja registrada e centralizada em um mesmo local. Assim, qualquer colaborador da imobiliária conseguirá entender o histórico desse cliente, caso necessário, e você evita que seja esquecido algum detalhe ou informação relevante para a negociação de venda ou locação.


Basta seguir essas dicas para fazer uma boa e organizada gestão na sua imobiliária, experimentando os benefícios de uma empresa que funciona de maneira eficaz. Para mais posts com dicas como essas, não deixe de conferir nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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